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O aluno que inicia estudos matemáticos no ensino superior, sobretudo em cursos com forte componente Matemática, tem, em geral, grande dificuldade em compreender e escrever provas matemáticas.  O aspecto formal da Matemática está reduzido, neste momento, a uma expressão quase insignificante! E, no entanto, é exactamente através do   seu conteúdo abstracto (axiomas, teoremas, teorias) que a Matemática:
  • estimula diversos modos de pensamento, ao mesmo tempo versáteis e potentes;
  • desenvolve o raciocínio lógico e dedutivo e as capacidades de generalização e abstracção;
  • permite a modelação de situações reais e, através do seu potencial de representação simbólica (fórmulas, equações, gráficos), facilita a sua simulação, medição e controlo;
  • desenvolve a capacidade de formular e resolver problemas de forma precisa, conduzindo rapidamente ao cálculo, controlo, decisão e resultados;
  • desenvolve a criatividade, a versatilidade de adaptação a novas situações e superação de novos desafios;
  • desenvolve a capacidade de   comunicar   de forma clara e não ambígua.
É por  tudo isto que o aluno do ensino superior deve dar uma grande importância à compreensão das demonstrações, desde logo nos primeiros cursos de Cálculo, Álgebra Linear, Geometria, etc. Neste sentido o aluno deve contrariar o equívoco da moda de que é apenas através das aplicações, ou de intuições, muitas vezes superficiais, que se consegue  ter sucesso na aprendizagem da Matemática. Compreender a estrutura de uma demonstração e, mais importante, conseguir desenvolver a capacidade de construir as suas próprias demonstrações, é certamente um dos aspectos mais formativos da Matemática.

Que fique claro que  não se está, de forma nenhuma, a negar o papel importante da intuição na compreensão dos conceitos, nem a utilidade das ferramentas de cálculo numérico ou algébrico, nem a   importância educativa das aplicações (sérias e não ridiculamente trivializadas ou preguiçosamente fabricadas!). O que não se pode é sacrificar, em nome de nenhuma dessas coisas, o papel da abstracção e formalismo, sem os quais o resto não faz qualquer sentido.

Há outro factor decisivo para o sucesso na aprendizagem da Matemática  -  adoptando uma frase célebre "o sucesso depende de 5% de inspiração e 95% de transpiração". Por isso AO TRABALHO!

Nesta área vamos dar algumas indicações que esperamos possam vir a ser úteis para as disciplinas que agora inicia.

João Nuno Tavares

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