J. Miguel Ribeiro-Pereira

   Ainda aluno da Faculdade de Direito de Coimbra orienta-se profissionalmente para a música, estudando Órgão com Theodora Howell e Piano com Hélia de Soveral na Escola de Música do Porto.
   Prossegue em Paris estudos de Filosofia com Gilles Deleuze e Jean-François Lyotard, de Linguística com Nicolas Ruwet, e de Música com Francis Bayer e Daniel Charles na Universidade de Paris VIII-Vincennes, onde obtém o grau de Licenciatura.        
Especializa-se em Análise Musical com Claude Ballif e Betsy Jolas (Premier Prix) e em Estética Musical com Rémy Stricker (Second Prix) no CNSM de Paris.
   Em Nova Iorque estuda Musicologia com Charles Rosen e Leo Treitler na SUNY em Stony Brook, e Teoria da Música com Patricia Carpenter, Ian Bent e Jonathan Kramer na Universidade de Columbia, onde obtém os graus de Mestrado (M.A. e M.Phil.) e de Doutoramento (Ph.D.).
   Lecciona as disciplinas de Análise e Estética Musical na ESMAE/IPP e é autor do livro A Theory of Harmonic Modulation: The Plastic Model of Tonal Syntax and the Major-Minor Key System (Porto: ed. Politema, 2005).