A Numerofonia...

Numerofonia...um sistema alternativo de codificação musical, baseia-se na relação que existe entre os algarismos, as cores e as formas, paradigmas, já, assimilados por qualquer pessoa semi-alfabetizada. Justifica Aschero que, assim, ninguém terá de se sujeitar a um complexo sistema de codificação musical gráfica (partituras tradicionais), a qual, é, totalmente, exterior aos símbolos que cada um de nós utiliza no quotidiano e que aprende desde pequeno. Trata-se, então, de um sistema de escrita que utiliza as sete cores do prisma solar, correspondendo cada uma, a uma nota musical e o tamanho do dígito, à sua intensidade. A NUMEROFONIA é utilizada por mais de 300 mil músicos em todo o mundo e tem-se mostrado eficiente para o ensino de crianças a partir dos três anos de idade, reconhecendo simbologias simples iniciais, antes de apresentar a representação numérica definitiva.

Para a leitura de partituras utilizado o sistema Numerofónico, apenas se exige o conhecimento de numerais, cores e tamanhos, conhecimentos estes, existentes em qualquer criança em idade escolar. De realçar, que este sistema apresenta, também, vantagens quando utilizado por deficientes visuais, pois como sabemos, a codificação Braille é baseada nos conceitos da Numerofonia.

Numerofonia
Dada a importância do sistema Numerofónico de Aschero, o seu desconhecimento total no nosso país, a sua relevância quando trabalhado com crianças desde muito cedo e a sua pertinência no sentido do melhor apetrechamento de professores, investigadores, artistas, musicólogos, educadores e animadores musicais, julga-se que ele pode constituir um primeiro passo para o desenvolvimento de uma cultura musical precoce no nosso país e um modo de tornar a aprendizagem da gramática musical mais aliciante, mais fácil, menos literal e acessível a todos, sem excepção. A utilização do Sistema Aschero, ou a sua inicial abordagem em termos de sensibilização à prática interdisciplinar, deveria, então, ser iniciada no 1º ciclo e em paralelo à aprendizagem das noções básicas numéricas e plásticas, constituindo este esquema como uma pequena revolução curricular, ou porque não, como um singular modelo de complemento curricular, numa óptica do seu melhoramento, numa aproximação entre imagem, números, sons, cores e formas, no sentido, da consciencialização da universalidade do conhecimento.

Decorrem duas experiências na base da Numerofonia, nas Escolas Básicas de Santa Marinha e de Canidelo (Gaia) que, espera-se, permitirão, em definitivo, a divulgação de um sistema sinestésico, único e inclusivo.

A Numerofonia...(texto de Mirta Karp) >>>>

Para saber mais, pode aceder a: www.ascheropus.com ou www.ascheropus.blogspot.com

 
   

Centro de Matemática da Universidade do Porto

 

 
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