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Os cubos de dimensão 1 (segmentos), de dimensão 2
(quadrados) e os de dimensão 3 são familiares:
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Quantos elementos têm cada um?
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Vértices
(Faces 0D)
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Arestas
(Faces 1D)
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Faces 2D
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Faces 3D
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Faces 4D |
Total
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Segmento
(cubo 1D)
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2
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1
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3
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Quadrado
(cubo 2D)
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4
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4
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1
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9
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Cubo 3D
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8
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12
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6
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1
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27
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Hipercubo 4D
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16
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?
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? |
?
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1
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81
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Parece
haver certas regularidades. Por exemplo, o número de
vértices aumenta em potências de dois: 2, 4, 8, ... ,
enquanto que o número total de elementos aumenta em
potências de três: 3, 9, 27, ....
Tudo parece indicar que, a manter-se estas regularidades, um hipercubo
4D terá 16 vértices, e um número total de 81
elementos!
Será assim? E
quantas arestas tem? e faces 2D? e faces 3D?
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Uma maneira de gerar um quadrado (cubo 2d) é a seguinte:
começamos
com um segmento (cubo 1D) e "varremos" esse segmento numa
direcção
perpendicular. |
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Analogamente, uma maneira de gerar um cubo 3D é a seguinte:
começamos
com um quadrado (cubo 2D) e "varremos" esse quadrado numa
direcção
perpendicular. |
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Nada
impede que prossigamos este método: para gerar um
cubo 4D começamos
com um cubo 3D e "varremos" esse cubo numa direcção
perpendicular. |
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Mas existe um outro processo para "ver" o
hipercubo 4D. Comecemos em baixa dimensão.
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Quando projectamos um quadrado sobre uma recta, a partir de um ponto
exterior,
obtemos um segmento dentro de outro e 4 vértices.
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Analogamente, quando projectamos um cubo 3D
sobre um plano, a partir de um ponto exterior,
obtemos um quadrado dentro de outro, 8 vértices,
12 arestas e 6 faces.
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Isto
leva-nos naturalmente à conjectura de que, quando projectamos um
hipercubo 4D sobre o espaço tridimensional, a partir de um ponto
exterior, obtemos um cubo 3D dentro de outro, etc...
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É
agora fácil contar o número de elementos de cada tipo no
hipercubo 4D, completando assim a tabela anterior
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Vértices
(Faces 0D)
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Arestas
(Faces 1D)
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Faces 2D
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Faces 3D
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Faces 4D |
Total
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Segmento
(cubo 1D)
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2
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1
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3
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Quadrado
(cubo 2D)
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4
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4
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1
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9
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Cubo 3D
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8
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12
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6
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1
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27
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Hipercubo 4D
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16
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32
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24 |
8
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1
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81
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Note um facto interessante: se somarmos os
vários elementos de cada um dos cubos, com sinal alternado,
obtemos sempre 1:
- 2 - 1 = 1
- 4 - 4 + 1 = 1
- 8 - 12 + 6 - 1 = 1
- 16 - 32 + 24 - 8 + 1 = 1
A soma da esquerda chama-se
a característica de Euler-Poincaré do cubo.
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"O interior da quarta
dimensão",
Max Weber,(1913)
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Mas:
- Existe realmente um
hipercubo?
- Se sim, onde existe? E
como existe? Em que sentido?
- Como sabemos se
existe? Podemos estar errados?
- Se não, como
pudemos saber tanto àcerca dos seus elementos? E se ele
não existe, que significado têm os números que
encontramos?
- Todos
chegaríamos aos mesmos números?
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E existe um hipertetraedro
(4D)?
A projecção (paralela)
de um triângulo sobre uma recta
é
um segmento com um ponto no meio.
Um triângulo tem 3 vértices, 3 arestas e uma face 2D.
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A
projecção (paralela) de um tetraedro sobre um plano
é
um triângulo com um ponto no meio.
Um tetraedro tem 4 vértices, 6 arestas, 4 faces 2D e uma face 3D.
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A projecção (paralela)
de um hipertetradedro 4D sobre o espaço
é um
tetraedro 3D com um ponto no meio.
Quantos vértices, arestas, faces 2D, faces 3D e faces 4D tem um hipertetradedro?
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E quanto aos outros sólidos
Platónicos? Quais são os seus análogos
quadrimensionais?
E em dimensões mais altas, o que acontece?
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