2008 - 2009

Depoimentos

Como participante na 3ª edição do SigMatemática (2005/2006), a frequência do curso levou-me a conhecer outras áreas da Matemática para além daquilo que se aprende na escola oficial. Permitiu-me também ficar a conhecer alguns dos professores com quem estou a trabalhar este ano (sou aluno do 1º ano do curso de Física) e conhecer a faculdade.Penso também que ajudou a estimular o meu raciocínio, sendo uma espécie de "preparação" para o ensino superior, e foi positivo porque me possibilitou a interacção com pessoas de vários pontos do país, que partilhavam alguns dos meus interesses e objectivos. Na minha opinião, o programa é excelente, e esta nova imagem facilita a divulgação e a candidatura. A Escola de Verão é também uma ideia muito positiva.
Renato Dias Peneda
Faculdade de Ciências da Universidade do Porto
nota ingresso = 19,0
Acho que simplesmente o programa SigMatemática foi das melhores coisas a que eu tive acesso em termos curriculares. Deu-me uma capacidade de raciocíneo matemático que eu jamais conseguiria adquirir simplesmente pelo trabalho no ensino secundário. A dificuldade da matematica que eu aprendia e estudava no SigMa levou a que a própria matemática do Secundário passa-se a ser extraordinariamente fácil, tendo mesmo conseguido um 19.9 no exame nacional. Mesmo já no ensino superior, noto que aquilo a que fui submetido no ano passado no SigMa (demonstrações, teoremas, lógica matemática etc), permitiu-me alguma facilidade extra na execução das cadeiras de matemática. Resumindo, o SigMa deu-me ferramentas mentais ligadas a matematica (que depois se expande para tudo o resto) que nunca imaginei adquirir. Continuem!

Pedro Alberto Lucio de Sales Damas
Faculdade de Ciencias da Universidade do Porto
nota de ingresso = 19.45
No meu ponto de vista e quanto ao seu impacto na minha vida escolar, o SigMatemática foi uma oportunidade única: por um lado, permitiu colocar-me em contacto mais próximo e profundo com uma área do conhecimento central a todas as ciências, a matemática, garantindo-me um muito maior à vontade com a disciplina no ensino secundário e aplicação do raciocínio no meu dia a dia, raciocínio este que vi expandido pela minha experiência no sigma, tanto no primeiro como no segundo ano, como bolseiro. Por outro lado, o SigMatemática permitiu-me como que antever o que seria o ensino superior, e conferiu-me, creio, não só na matemática, uma visão muito mais global do que é o conhecimento, a ciência e a sua aplicação prática no seu dia-a-dia. Penso que no ensino secundário tudo nos é dado da perspectiva de "um aquário", ou seja, tudo é finito e absoluto: não há verdadeira noção do que é o conhecimento, dos seus limites, de como se obtém, etc. O SigMa, como programa de excelência que é, permitiu-me obter essa visão, que de outra maneira não teria. Quanto ao programa em si, acho que o que disse fala por si: considero-o excelente. Embora não sem os seus problemas - nomeadamente no primeiro ano, certas "cadeiras" foram leccionadas de uma perspectiva demasiado universitária, o que, para alunos do ensino secundário se pode tornar um pouco complexo. Para além disso, adorei a experiência, e voltaria a repetí-la se fosse hoje, pois apenas ganhei com isso.

Daniel Gomes Pinto
Faculdade de Medicina da Universidade do Porto
nota de ingresso  = 18,83

Mais depoimentos de participantes