2009 - 2010

Um programa de excelência para alunos de Matemática do 11º ano
6ª edição. Ano lectivo 2009/10.
Se queres abordar a Matemática numa perspectiva diferente ... Isto é para ti!

Novidades: Sessão de encerramento (dia 15 de Maio 2010) (info)>>


SigMatemática é um programa de excelência dirigido aos melhores alunos de Matemática que no ano lectivo 2009/2010 estão inscritos no 11 ano de escolaridade.

Pretende-se com este programa contribuir para a formação intelectual e aptidões  matemáticas dos alunos envolvidos, desenvolvendo e ampliando o seu gosto pela Matemática e criando em simultâneo mais uma ponte de ligação entre a Faculdade e as Escolas Secundárias.

A 6ª edição deste programa, a decorrer durante o ano lectivo de 2009/2010, constará de quatro cursos, leccionados aos sábados e com a duração de 16 horas cada, ministrados na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), por docentes de Matemática desta Faculdade. Os cursos são os seguintes:

Pretende-se desta forma proporcionar aos alunos formação matemática em assuntos que não são abordados tradicionalmente no ensino secundário, possibilitando-lhes também um primeiro contacto com o ensino superior.

A parte final de cada curso será dedicada a trabalho de grupo em projectos convenientemente seleccionados para que os alunos possam desenvolver a sua própria iniciativa e criatividade. Os projectos serão apresentados na sessão pública de encerramento do programa (....) para a qual serão convidados familiares, professores, todos os candidatos ao programa e outros interessados. Um projecto que se destaque pela sua elevada qualidade pode candidatar-se a uma apresentação na Megaconference ou até (quem sabe?) na Imagine Cup da Microsoft.

Os alunos seleccionados para frequentar os cursos do programa receberão um subsídio para cobrir, total ou parcialmente, as despesas relacionadas com as deslocações a efectuar. 

Porquê estudar Matemática?

Inscreve-te!