Bolsa de Investigação para Licenciado

Published on News on 27/03/2017 - 22:09

O Centro de Matemática da Universidade do Porto (CMUP), atraves do Projeto UID/MAT /00144/2013, financiado por fundos nacionais através da FCT/MEC (PIDDAC), abre concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação para Licenciado.

Prazo de candidatura: de 4/04/2017 a 18/04/2017

Área Científica: Matemática Aplicada/Análise de Dados e Processamento de Sinal /Estatística

Requisitos de admissão: Podem candidatar-se a esta bolsa detentores do grau de licenciatura na área de Matemática, Matemática Aplicada ou outra área afim, relevante para os interesses de investigação do Centro. Dá-se preferência a candidatos com formação em Análise Estatística e Processamento de Sinal, com interesse/experiência em aplicações biomédicas, que demonstrem possuir conhecimentos e aptidões científicas suficientes para iniciar eventualmente investigação no âmbito do tema da bolsa. É requisito essencial a experiência em ambiente de programação MATLAB e R.

Plano de trabalhos: O bolseiro deverá aprofundar alguns conhecimentos fundamentais para a caracterização da variabilidade de frequência cardíaca (HRV) em doença crítica, em particular na lesão cerebral aguda (ABI). Serão considerados métodos correntes e outros mais recentemente introduzidos para a descrição das características não estacionárias, complexas e não lineares da HRV (e.g. modelação ARFIMA-GARCH), tomando em linha de conta desenvolvimentos estatísticos atuais em Neurociência na deteção de pontos de mudança em média, variância ou em componentes de frequência específica. Os métodos serão aplicados em situações reais diversas de monitorização em Medicina Intensiva onde a análise quantitativa da função autonómica (como a HRV) possa dar informação adicional relevante. Poderá ser iniciado trabalho de investigação de acordo com o perfil do bolseiro.

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no Centro de Matemática da Universidade do Porto, sito em Rua do Campo Alegre 687; 4169-007 Porto, Faculdade de Ciências, sob a orientação científica de Ana Paula Rocha.

Duração da bolsa: A bolsa terá à duração de 3 meses, com início previsto em Maio de 2017, eventualmente renovável.

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a € 745 conforme tabela de valores das bolsas em vigor.

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O prazo de apresentação de candidaturas será de 10 dias úteis. As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos:
-Carta de motivação
-Curriculum vitae
-Certificado de habilitações e outros documentos comprovativos considerados relevantes.

As candidaturas e as cartas de recomendação deverão ser enviadas por correio eletrónico, indicando a referência do projeto no assunto, para os seguintes endereços: recrutamento@fc.up.pt com conhecimento para cmup@fc.up.pt, indicando no assunto: Candidatura a Bolsa de Investigação projeto MAT/00144 – HRV.

Este anúncio é meramente informativo e não substitui nem se sobrepõe ao anúncio oficial publicado em