Bolsa de Investigação para Mestre 2017

Published on News on 01/06/2017 - 19:06

O Centro de Matemática da Universidade do Porto (CMUP), atraves do Projeto UID/MAT/00144/2013, financiado por fundos nacionais através da FCT/MEC (PIDDAC), abre concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação para Mestre.

Prazo de candidatura: de 24/05/2017 a 06/06/2017

Área Científica: Teoria dos Números

Requisitos de admissão: Podem candidatar-se a esta bolsa detentores do grau de mestre na área de Matemática. Dá-se preferência a candidatos com uma boa formação em Teoria dos Números e Teoria de Anéis, que demonstrem possuir conhecimentos e aptidões científicas suficientes para iniciar eventualmente investigação no âmbito do tema da bolsa. É requisito essencial possuir conhecimentos ao nível de uma licenciatura em matemática de teoria de anéis e de corpos, e um pouco mais aprofundados de teoria de números, nomeadamente os rudimentos da teoria algébrica de números.

Plano de trabalhos: Os inteiros de Hurwitz e o problema da metacomutação.

O bolseiro deverá inteirar-se do problema denominado por Conway e Smith como “o problema da metacomutação”  (cf. J. H. Conway e D. Smith, On Quaternions and Octonions, AK Peters, 2003), assim como dos resultados contidos no artigo: H. Cohn & A. Kumar, Metacommutation of Hurwitz Primes, Proceedings of the Amer. Math. Soc. 143 (2015) 1459–1469. O bolseiro deverá então investigar, no contexto desse problema, algumas propriedades das permutações induzidas nos primos de Hurwitz de uma dada norma por um dado primo, por metacomutação, usando eventualmente software apropriado para lidar com problemas algébricos e de teoria de números (por exemplo, PARI/GP).

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no Centro de Matemática da Universidade do Porto, sito em Rua do Campo Alegre 687; 4169-007 Porto, Faculdade de Ciências, sob a orientação científica de António Machiavelo.

Duração da bolsa: A bolsa terá a duração de 3 meses, com início previsto em junho de 2017, eventualmente renovável.

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a € 980 conforme tabela de valores das bolsas em vigor.

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O prazo de apresentação de candidaturas será de 10 dias úteis. As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos: Carta de motivação, Curriculum vitae, certificado de habilitações e outros documentos comprovativos considerados relevantes.

As candidaturas e as cartas de recomendação deverão ser enviadas por correio eletrónico, indicando a referência do projeto no assunto, para os seguintes endereços: recrutamento@fc.up.pt com conhecimento para cmup@fc.up.pt, indicando no assunto: Candidatura a Bolsa de Investigação projeto MAT/00144 – TN.

Este anúncio é meramente informativo e não substitui nem se sobrepõe ao anúncio oficial publicado em