HISTÓRIA E EPISTEMOLOGIA DA MATEMÁTICA - 2002/03
António Machiavelo


Quarta 19/02:

Descrição do programa, objectivos da cadeira e avaliação (2 mini-testes, valendo 3 pontos cada e cuja classificação pode ser usada no exame final, em substituição de certas partes correspondendo a esses mini-testes).

Falamos um pouco de algumas das razões para estudar/aprender história da Matemática, nomeadamente (esta lista foi elaborada com a ajuda da Professora Maria do Céu Silva, que sugeriu o tema):

Para perceber que a pergunta "quando nasceu a Matemática?" tem algo de comum com a pergunta clássica "quem apareceu primeiro: o ovo ou a galinha?", começamos o curso por nos colocar numa perspectiva evolutiva, sem a qual não se pode sequer começar por perceber esboços de respostas possíveis e plausíveis para certas questões epistemológicas fundamentais. Assim, e para ajudar a ter uma ideia dos enormes intervalos de tempo envolvidos, demos uma olhada nO Calendário Cósmico de C. Sagan. e falamos um pouco sobre a evolução da espécie humana (ver Evolution (PBS) e Evolução Humana (Archaeology.info)). Sobre as origens da Matemática, mencionamos os trabalhos de Stanilas Dehaene sobre o "sentido do número" em animais e nos seres humanos.

T.P.C. epistemológico (com prazo até Junho de 2003...): O que é um número? Por exemplo, o que é o número 4? Isto é, o que é que o símbolo "4" representa? Ou seja, a que espécie de objecto se refere o símbolo "4" ?

Sexta 21/02:

Resumo da aula anterior, com renovado enfâse na importância epistemológica de uma prespectiva evolutiva.

As "grandes" datas:

A pré-história da Matemática: o  Osso de Ishango (Museu de Ciências Naturais em Bruxelas) [ver também: Osso de Ishango (in Prime Pages...)]

Breve panorâmica geral dos grandes períodos da História da Matemática.

A Matemática no Antigo Egipto: fontes da matemática egípcia, numeração egípcia.