Segunda 15/12:
Introduzimos a noção
de pseudoprimo forte de base a: um número composto
e ímpar, n, tal que, se s e t são tais
que n-1 = 2^s * t, com t ímpar, então a^t
= 1 (mod n)
ou a^(2^i*t) = -1 (mod n), para algum
0 =< i =< s-1.
Um número a para
o qual n não é um pseudoprimo forte de base
a
diz-se uma testemunha para n (é uma testemunha
de que n é composto...).
Mencionamos um resultado de Bach, de 1985, segundo o qual a Hipótese Extendida de Riemann (ERH em inglês...) implica a existência de uma testemunha, para todo o número natural ímpar n, que é menor que 2 log²(n). Descrevemos, em traços gerais, a Hipótese de Riemann (um dos «Problemas do Milénio», ver também esta página) , o que são caracteres de Dirichlet e a Hipótese Extendida de Riemann (ver página da Wikipedia, onde o nome "Extended" aparece trocado com o de "Generalized", parecendo haver alguma confusão entre os dois na literatura sobre o assunto...).
Descrevemos o Teste de Primalidade (condicional, por depender da ERH) de Miller (os detalhes não ficaram claros - ver sumário da aula seguinte).
Introduzimos a noção de resíduo quadrático módulo um primo p (um número não nulo que é um quadrado mod p); demos alguns exemplos e observamos que existem tantos resíduos quadráticos quanto resíduos não-quadráticos mod p. Introduzimos o símbolo de Legendre, explicamos as suas principais propriedades e descrevemos a Lei de Reciprocidade Quadrática.
Quinta 18/12:
Começamos por descrever com algum detalhe o teste de primalidade (condicional) de Miller, com o objectivo de clarificar o que na aula anterior tinha ficado confuso:
INPUT: n, um ímpar.
OUTPUT: 0 (=> n composto)
; 1 (=> n primo ou ERH é falsa).
Introduzimos o símbolo de Jacobi, descrevemos as suas propriedades básicas e a Lei de Reciprocidade para este símbolo, que generaliza a Lei de Reciprocidade para o símbolo de Legendre. Mostramos como o símbolo de Jacobi é usado para acelerar o cálculo do símbolo de Legendre, que observamos ter básicamente a mesma ordem de complexidade que o algoritmo de Euclides.
TPC:
No que se segue, (. /.) representa
o símbolo de Jacobi.
1) Calcular (com lápis
e papel apenas...): (-1 / 7919) ; (2 / 107) ; (105 / 127);
(1987 / 7919).
2) Explicar porque é que
se tiver (a / m) = 1, isso não implica que a seja
um quadrado mod m, quando m é composto. Dar exemplos
de números a e m tais que (a / m) = 1 e a
não é um quadrado mod m.