|
|||||||||||||
Matemática Gestual
|
|||||||||||||
O aluno que inicia estudos matemáticos no ensino superior, sobretudo em cursos com forte componente Matemática, tem, em geral, grande dificuldade em compreender e escrever provas matemáticas. O aspecto formal da Matemática está reduzido, neste momento, a uma expressão quase insignificante! E, no entanto, é exactamente através do seu conteúdo abstracto (axiomas, teoremas, teorias) que a Matemática:
Que fique claro que não se está, de forma nenhuma, a negar o papel importante da intuição na compreensão dos conceitos, nem a utilidade das ferramentas de cálculo numérico ou algébrico, nem a importância educativa das aplicações (sérias e não ridiculamente trivializadas ou preguiçosamente fabricadas!). O que não se pode é sacrificar, em nome de nenhuma dessas coisas, o papel da abstracção e formalismo, sem os quais o resto não faz qualquer sentido. Há outro factor decisivo para o sucesso na aprendizagem da Matemática - adoptando uma frase célebre "o sucesso depende de 5% de inspiração e 95% de transpiração". Por isso AO TRABALHO! Nesta área vamos dar algumas indicações que esperamos possam vir a ser úteis para as disciplinas que agora inicia. João Nuno Tavares Estudar Matemática na FCUP - Apoio Mat ao aluno da FCUP |
|
||||||||||||