João Pedro Oliveira

João Pedro Oliveira iniciou os seus estudos de música como aluno do Centro de Estudos Gregorianos, tendo continuado o seu trabalho no Instituto Gregoriano de Lisboa. A partir de 1978 começou a dedicar-se à composição e, de 1985 a 1990, esteve nos Estados Unidos com uma bolsa da Fundação Calouste Gulbenkian e da Comissão Cultural Luso-Americana, tendo estudado no Brooklyn College e na Universidade de Nova York em Stony Brook, onde concluiu dois Mestrados e um Doutoramento em Música.

Várias das suas obras têm recebido prémios nacionais e internacionais. Entre estes, salienta-se o 1º Prémio no Concurso Joly Braga Santos nos anos de 1992, 1994 e 1995, o 1º Prémio no Concurso Internacional de Composição das 2ªs Jornadas de Arte Contemporânea, o 1º Prémio no IV Concurso de Composição da Oficina Musical, o 1º Prémio no Concurso Nacional de Compositores de Música de Órgão, o 1º Prémio do Concurso Internacional Alea III, o 1º Prémio no Concurso Lopes-Graça, e, mais recentemente o Prémio Trivium do Concurso de Música Electroacústica de Bourges e o Prémio Earplay 2003.

A maioria das suas obras foram encomendadas por instituições nacionais e estrangeiras. Em 1993 e 1998, as suas principais composições de música electrónica foram gravadas em dois Cds. Várias das suas outras obras também se encontram gravadas e diversas partituras têm sido editadas.

Para além da sua actividade como compositor, tem desenvolvido carreira como organista, tendo dado concertos na Europa, nos E.U.A., na China e no Japão. Já gravou dois CDs com obras para trompete e órgão.

É Professor Catedrático na Universidade de Aveiro, onde ensina Composição e Música Electrónica.

Centro de Informação da Música Portuguesa