Ainda aluno da
Faculdade de Direito de Coimbra orienta-se profissionalmente para a
música, estudando Órgão com Theodora Howell e
Piano com Hélia de Soveral na Escola de Música do
Porto.
Prossegue em Paris
estudos de Filosofia com Gilles Deleuze e Jean-François
Lyotard, de Linguística com Nicolas Ruwet, e de Música
com Francis Bayer e Daniel Charles na Universidade de Paris
VIII-Vincennes, onde obtém o grau de
Licenciatura.
Especializa-se em Análise Musical com Claude Ballif e Betsy
Jolas (Premier Prix) e em Estética Musical com Rémy
Stricker (Second Prix) no CNSM de Paris.
Em Nova Iorque
estuda Musicologia com Charles Rosen e Leo Treitler na SUNY em Stony
Brook, e Teoria da Música com Patricia Carpenter, Ian Bent e
Jonathan Kramer na Universidade de Columbia, onde obtém os
graus de Mestrado (M.A. e M.Phil.) e de Doutoramento (Ph.D.).
Lecciona as
disciplinas de Análise e Estética Musical na ESMAE/IPP
e é autor do livro A Theory of Harmonic Modulation: The
Plastic Model of Tonal Syntax and the Major-Minor Key System
(Porto: ed. Politema, 2005).
|