George Pólya foi um grande matemático do sec. XX que se dedicou muito especialmente à arte de resolução de problemas de matemática.
Nasceu em Budapeste (Hungria) em 1887 e faleceu em Palo Alto (EUA) em 1985. Trabalhou numa grande variedade de tópicos matemáticos, que incluíam séries, teoria dos números, combinatória, e teoria das probabilidades. Entre os seus maiores legados (e um dos motivos porque foi escolhido para dar o nome a este projecto de divulgação matemática do CMUP), está a sua tentativa de caracterizar o modo como a maioria das pessoas resolve problemas de matemática, e de descrever como pode ser ensinada a "Arte de Resolução de Problemas".
Pólya descreve como se deve induzir quem resolve problemas de todos os tipos, mesmo os que não são de matemática. O livro “How to Solve It” inclui conselhos para professores de matemática e uma mini enciclopédia de estratégias heurísticas.
Os interesses de Pólya cruzaram a matemática com outras áreas do saber, tais como as ciências da natureza e a psicologia cognitiva, entre outras. Em 1976, a Associação de Matemática dos E.U.A., criou o Prémio George Pólya.