Portugueses no pódio das Olimpíadas Ibero-Americanas de Matemática

As Olimpíadas Ibero-Americanas decorreram pela primeira vez em Portugal, com a participação de cerca de 90 crânios da matemática, com idades entre os 15 e os 19 anos, apurados entre os melhores dos seus países.

A iniciativa foi organizada pelo departamento de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, em conjunto com a Sociedade Portuguesa de Matemática e valeu a Portugal a primeira medalha de ouro numa competição internacional. Mas o prémio requer uma explicação adicional, disse ao PÚBLICO Paula Oliveira, presidente da comissão organizadora. “São atribuídas medalhas no máximo a metade dos participantes. Estipulado um número de atribuições, um sexto são medalhas de ouro, dois sextos prata e metade dos medalhados recebe bronze”.

Mais detalhes

Ex-Olímpico vence o prémio Jovem do Ano

Concurso foi promovido pelo Rádio Clube Português em conjunto com o jornal Metro

A concorrência não era fácil: Ricardo Araújo Pereira, do Gato Fedorento, Pacman, vocalista dos Da Weasel, e o jornalista João Pereira Coutinho. Ainda assim, o ex-olímpico João Guerreiro foi escolhido o jovem do ano pelos ouvintes do Rádio Clube Português e pelos leitores do jornal Metro.

João Guerreiro foi o vencedor da primeira medalha de ouro portuguesa nas Olimpíadas Ibero-Americanas de Matemática, que decorreram em Coimbra em Setembro passado.

Veja a notícia em http://radioclube.clix.pt/metro/