Palestras

POLIEDROS AO ESPELHO​
por Ana Cristina Oliveira (Associação Atractor)

Figura produzida pela Associação Atractor
[Figura produzida pela Associação Atractor]

Resumo: O encanto provocado pela beleza das imagens de um caleidoscópio não resulta apenas da cor, mas também da simetria com que as peças coloridas se distribuem. E é exactamente na perspectiva da simetria que, nesta palestra, analisaremos alguma da Matemática ligada aos caleidoscópios, com destaque para um tipo de caleidoscópio menos familiar: em vez de imagens planas, permite-nos observar objectos tridimensionais, em particular, poliedros.
No decurso da palestra serão ainda analisados alguns materiais sobre a temática da simetria desenvolvidos pela Associação Atractor.


VERDADES, MENTIRAS, NEM UMA COISA NEM OUTRA
por Pedro Silva (FCUP)

Resumo: Usando como ponto de partida uma série de problemas envolvendo verdades e mentiras, revelaremos alguns segredos sobre a relação profunda, complexa e por vezes tempestuosa que os matemáticos mantêm com o conceito de verdade. Acredite quem quiser!


VAMOS FAZER UMA ANAMORFOSE?
por João Pedro Xavier (Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto)

Resumo: As anamorfoses, ou perspectivas curiosas, são formas distorcidas e (quase) indecifráveis - imagens, objectos ou espaços - que se refazem, ganham sentido e se descodificam, quando observadas de um ponto de vista específico. Não se trata de magia, mas sim de uma operação matemática rigorosa que tem por base a geometria projectiva, tema do curso desta Escola de Verão.
Nesta palestra vamos conhecer algumas anamorfoses extraordinárias, a primeira delas com mais de 500 anos!, mas também vamos poder experimentar, ao vivo, o processo de criação de uma.

Imagens da anamorfose que foi feita na sessão:


Error | EVMAT

Error

The website encountered an unexpected error. Please try again later.