Descrição completa do conteúdo do papiro de Rhind (PR) e exibição de um fragmento do British Museum (ver O papiro Rhind (The British Museum)).
Resolução do último exercício do TPC da aula anterior.
Problemas geométricos: a área do círculo no PR (os problemas 41 e 48 do PR); o volume de uma pirâmide truncada (problema 14 do papiro de Moscovo), e a área (de superfície) de um cesto (problema 10 do papiro de Moscovo).
Críticas (no contexto da
divisa de Donald
Knuth: errar, errar, errar... ... ...cada vez menos, cada vez menos,
cada vez menos...) a algumas coisas que se escrevem
e algumas opiniões sobre a matemática egípcia.
"Intermezzo":
As civilizações mesopotâmicas: uma visita pelo "site" Mesopotamia (The British Museum).
Breve referência ao papel fundamental para o desenvolvimento da Matemática desempenhado pela necessidade de, numa civilização humana, marcar o tempo, o que implica observações astronómicas mais ou menos cuidadosas e exaustivas.
A escrita cuneiforme e o sistema
sexagesimal da antiga Babilónia.
Caracterização dos
números racionais que têm uma expansão periódica
na base sexagesimal.