HISTÓRIA E EPISTEMOLOGIA DA MATEMÁTICA - 2002/03
António Machiavelo


Terça 11/03:

Descrição completa do conteúdo do papiro de Rhind (PR) e exibição de um fragmento do British Museum (ver O papiro Rhind (The British Museum)).

Resolução do último exercício do TPC da aula anterior.

Problemas geométricos: a área do círculo no PR (os problemas 41 e 48 do PR); o volume de uma pirâmide truncada (problema 14 do papiro de Moscovo), e a área (de superfície) de um cesto (problema 10 do papiro de Moscovo).

Críticas (no contexto da divisa de Donald Knuth: errar, errar, errar... ... ...cada vez menos, cada vez menos, cada vez menos...) a algumas coisas que se escrevem e algumas opiniões sobre a matemática egípcia.



Quarta 12/03:

"Intermezzo":



Sexta 14/03:

As civilizações mesopotâmicas: uma visita pelo "site" Mesopotamia (The British Museum).

Breve referência ao papel fundamental para o desenvolvimento da Matemática desempenhado pela necessidade de, numa civilização humana, marcar o tempo, o que implica observações astronómicas mais ou menos cuidadosas e exaustivas.

A escrita cuneiforme e o sistema sexagesimal da antiga Babilónia.
Caracterização dos números racionais que têm uma expansão periódica na base sexagesimal.