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Música

Repicar dos sinos


autor Ricardo Paredes e João Nuno Tavares
nº de páginas 18
última actualização Fevereiro 2010

A campanologia (repicar dos sinos) é uma arte secular, oriunda do Reino Unido, que consiste em tocar uma sequência de séries com um número fixo de sinos - os disponíveis no carrilhão de uma igreja, por exemplo.  

O conceito matemático de grupo, surgiu por volta de 1770 com Lagrange mas só se tornou mais rigoroso no século XIX com Galois e Cauchy. Porém, muito tempo antes de os matemáticos terem desenvolvido os conceitos de grupo de permutações e grupo de simetrias, já os tocadores de sinos, durante os séculos XVII e XVIII, tinham desenvolvido, pelo menos, algumas destas ideias. De facto, em 1668 as obras  "Tintinalogia -or the Art of Change Ringing" seguida por "Campanologia", de Fabio Stedman, faziam já alusão matemática à teoria de grupos. Fabio Stedman dedicou estas duas publicações à "Society of College Younths", a mais antiga sociedade inglesa, de modo a promover o repique dos sinos na aristrocacia. Também foi objectivo de Stedman formalizar para a posterioridade as regras e as composições que estavam envolvidas na Mudança Musical. Ambos os livros referem uma matemática admirável relacionada com o grupo de permutações como iremos ver. No início do livro "Campanologia", Stedman referiu que, "the art of changes", a arte das mudanças, era uma invenção matemática sua e que produzia efeitos notáveis.

Repicar dos sinos - descrição do trabalho >>>>
 
 
 
 
  CMUP - Arte e Matemática
 
 
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