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Espelhos matriciais
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A fotografia É
indiscutível a
importância do retrato na história da fotografia. Desde
que o processo fotográfico foi descoberto, em meados do
século XIX, que a fotografia assumiu um papel fundamental no
registo documental. E o retrato tem tido indiscutivelmente um papel de
relevo nesse processo de registo.
Se pensarmos nos fotógrafos significativos do século XX, quase todos fizeram retrato. E se olharmos para a chamada fotografia contemporânea, encontramos dezenas ou mesmo centenas de nomes, muitos milhares de projectos fotográficos, construídos a partir do retrato e colocando muitas vezes questões de alguma forma relacionadas com a identidade. Essa função de registo, que parece inerente ao processo fotográfico, fez com que muitas vezes o retrato aparecesse associado ao conceito de arquivo. Encontramos muitos projectos fotográficos importantes, onde esse conceito de arquivo universal parece ser determinante. Figura 2 – Fotografias de August Sander August Sander,
fotógrafo alemão no início de
século XX procurou retratar todos os tipos sociais da Alemanha
do seu tempo. Um grande número de fotografias foram
destruídas pelo nazis que as consideram impróprias do
conceito racista da raça ariana
Esta ideia de arquivo
universal vai também ser uma das linhas de força do
projecto Espelhos Matriciais.
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