-6-

Espelhos matriciais

menu

        Reconstrução de retratos da Base de Dados

Tal como se observa na figura 6, onde se representa a evolução do erro médio [1]  na reconstrução de um retrato da BD com o número de componentes utilizados:
  • Todas as técnicas, excepto o NMF, permitem uma reconstrução perfeita, sem erro, de qualquer retrato da BD de retratos, com os componentes calculados a partir dessa BD de retratos.
  • A curva do erro de reconstrução converge rapidamente para zero e poucos componentes são necessários para garantir valores para o erro que possibilitam o reconhecimento do retrato.
  • A reconstrução que utiliza menos componentes é a que é baseada em PCA+ICA [2], que parece tirar partido da complementaridade do PCA e do ICA, para permitir uma reconstrução mais rápida

             Figura 6 – Curva de reconstrução de um retrato da BD


[1] O erro no processo de reconstrução, com valores entre 0% e 100%, mede a diferença relativa entre o vector retrato inicial e o vector reconstruído por soma de K componentes.

[2] O projecto estudou também uma técnica híbrida, utilizando uma mistura de componentes PCA e ICA, tentando tirar partido de alguma complementaridade entre os dois métodos.



Espelhos matriciais - Galeria >>>>
<<anterior | seguinte>>


CMUP - Arte e Matemática