No EIEM 2011 serão proferidas 3 conferências plenárias.
- Teresa Pimentel, Escola Superior de
Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
A influência de um programa de formação contínua
no conhecimento matemático e didáctico, com incidência no pensamento
algébrico, de professores do 1.º ciclo do ensino básico
Resumo:
Esta apresentação aborda
um estudo centrado num programa de formação contínua em Matemática para
professores do 1º ciclo do ensino básico que procurava compreender a
influência da dinâmica da formação em quatro professores participantes.
Em particular, pretendia-se investigar o impacto do programa no seu
conhecimento matemático e didáctico, com incidência no pensamento
algébrico, nas suas perspectivas sobre a matemática e o seu ensino e
aprendizagem e nas atitudes e aprendizagens dos alunos envolvidos. Com
base na fundamentação teórica e na metodologia adoptada, de natureza
qualitativa e interpretativa, apresentar-se-ão alguns elementos
relativos aos quatro casos estudados que permitam ilustrar os
principais resultados do estudo. Estes revelaram que: (a) a proximidade
da formação com a prática de sala de aula, nomeadamente o
acompanhamento em sala de aula por parte da formadora, foi um factor
crucial na mudança das práticas e das perspectivas destes professores
sobre o ensino e aprendizagem da matemática; (b) o conhecimento
matemático e didáctico foi desocultado e desenvolvido no contexto das
tarefas propostas e da reflexão sobre as aulas; e (c) a incidência do
trabalho autónomo no pensamento algébrico resultou numa experiência
curricular rica e inovadora, tendo dado aos professores a oportunidade
de desenvolver o seu conhecimento matemático e didáctico num tema que
acabou por se revelar integrador do currículo.
A investigação colocou
em destaque a importância da descoberta de padrões e da generalização
como processos matemáticos que, partindo da relação dialógica entre o
desenvolvimento do sentido do número e do cálculo mental, permitem
atingir verdadeiramente o cerne do pensamento algébrico nos primeiros
anos.
- Marta Molina, Universidade de Granada
Integración del pensamiento algebraico en la
Educación Primaria. Un experimento de ensiñanza con alumnos de 8-9 años
Resumo:
En esta
ponencia se describe
la propuesta curricular Early-Álgebra —consistente en la integración de
modos de pensamiento algebraicos en el currículo de la Educación
Primaria— y se detallan algunas de las principales investigaciones que
se han realizado sobre la misma a nivel internacional. Posteriormente
se describe en mayor profundidad un experimento de enseñanza, realizado
con estudiantes de 8-9 años, que persigue indagar en el potencial de
dicha propuesta y en la capacidad de estos estudiantes para trabajar en
aritmética de un modo algebraico. En este estudio se centra la atención
en un tipo de pensamiento algebraico, el pensamiento relacional, que se
hace manifiesto en el trabajo con expresiones aritméticas y algebraicas
y que se relaciona con otros constructos de la literatura en Educación
Matemática tales como el sentido estructural, el pensamiento
cuasivariable y las meta-estrategias conceptuales.
- João Pedro da Ponte e Hélia Oliveira, Instituto
de Educação da Universidade de Lisboa
Investigação sobre o ensino da Álgebra: Uma
reflexão sobre os estudos realizados na Universidade de Lisboa (2006 -
2011)
Resumo:
Nos
últimos cinco anos são
numerosos os estudos sobre o ensino e a aprendizagem da Álgebra
realizados na Universidade de Lisboa. Nesta conferência fazemos uma
análise transversal, identificando e problematizando os principais
suportes teóricos, elementos metodológicos e resultados destes estudos.
De uma forma não exaustiva, e com base em exemplos representativos,
procuramos evidenciar o que de mais importante se aprendeu nestes
domínios e formulamos uma agenda com implicações para trabalho futuro
no campo da investigação, do desenvolvimento curricular e da formação
de professores.