7 e 8 de Maio de 2011

 
 

No EIEM 2011 serão proferidas 3 conferências plenárias.

  • Teresa Pimentel, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo

A influência de um programa de formação contínua no conhecimento matemático e didáctico, com incidência no pensamento algébrico, de professores do 1.º ciclo do ensino básico

Resumo: 
Esta apresentação aborda um estudo centrado num programa de formação contínua em Matemática para professores do 1º ciclo do ensino básico que procurava compreender a influência da dinâmica da formação em quatro professores participantes. Em particular, pretendia-se investigar o impacto do programa no seu conhecimento matemático e didáctico, com incidência no pensamento algébrico, nas suas perspectivas sobre a matemática e o seu ensino e aprendizagem e nas atitudes e aprendizagens dos alunos envolvidos. Com base na fundamentação teórica e na metodologia adoptada, de natureza qualitativa e interpretativa, apresentar-se-ão alguns elementos relativos aos quatro casos estudados que permitam ilustrar os principais resultados do estudo. Estes revelaram que: (a) a proximidade da formação com a prática de sala de aula, nomeadamente o acompanhamento em sala de aula por parte da formadora, foi um factor crucial na mudança das práticas e das perspectivas destes professores sobre o ensino e aprendizagem da matemática; (b) o conhecimento matemático e didáctico foi desocultado e desenvolvido no contexto das tarefas propostas e da reflexão sobre as aulas; e (c) a incidência do trabalho autónomo no pensamento algébrico resultou numa experiência curricular rica e inovadora, tendo dado aos professores a oportunidade de desenvolver o seu conhecimento matemático e didáctico num tema que acabou por se revelar integrador do currículo.
A investigação colocou em destaque a importância da descoberta de padrões e da generalização como processos matemáticos que, partindo da relação dialógica entre o desenvolvimento do sentido do número e do cálculo mental, permitem atingir verdadeiramente o cerne do pensamento algébrico nos primeiros anos. 

  • Marta Molina, Universidade de Granada

Integración del pensamiento algebraico en la Educación Primaria. Un experimento de ensiñanza con alumnos de 8-9 años

Resumo:  En esta ponencia se describe la propuesta curricular Early-Álgebra —consistente en la integración de modos de pensamiento algebraicos en el currículo de la Educación Primaria— y se detallan algunas de las principales investigaciones que se han realizado sobre la misma a nivel internacional. Posteriormente se describe en mayor profundidad un experimento de enseñanza, realizado con estudiantes de 8-9 años, que persigue indagar en el potencial de dicha propuesta y en la capacidad de estos estudiantes para trabajar en aritmética de un modo algebraico. En este estudio se centra la atención en un tipo de pensamiento algebraico, el pensamiento relacional, que se hace manifiesto en el trabajo con expresiones aritméticas y algebraicas y que se relaciona con otros constructos de la literatura en Educación Matemática tales como el sentido estructural, el pensamiento cuasivariable y las meta-estrategias conceptuales.

  • João Pedro da Ponte e Hélia Oliveira, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

Investigação sobre o ensino da Álgebra: Uma reflexão sobre os estudos realizados na Universidade de Lisboa (2006 - 2011)

Resumo: Nos últimos cinco anos são numerosos os estudos sobre o ensino e a aprendizagem da Álgebra realizados na Universidade de Lisboa. Nesta conferência fazemos uma análise transversal, identificando e problematizando os principais suportes teóricos, elementos metodológicos e resultados destes estudos. De uma forma não exaustiva, e com base em exemplos representativos, procuramos evidenciar o que de mais importante se aprendeu nestes domínios e formulamos uma agenda com implicações para trabalho futuro no campo da investigação, do desenvolvimento curricular e da formação de professores.

 

 
 
 
Fundação para a Ciência e a Tecnologia