7 e 8 de Maio de 2011
 
 

Grupo 1: Tecnologia e avaliação do ensino-aprendizagem da Álgebra

Dinamizadores:
Joana Brocardo (Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Setúbal)
António Domingos (Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Nova de Lisboa)

Resumo
Síntese final

 

Comunicações:
"A calculadora gráfica no ensino das funções: Implicações sobre a prática de uma professora" - H. Rocha

"Tecnologias e pensamento algébrico: Conhecimento e práticas de duas professoras de matemática" - J. Duarte, J. Brocardo, J. P. Ponte

"Web 2.0 e padrões na aprendizagem da matemática: Um estudo de caso no 8.º ano de escolaridade" - M. L. Almeida, I. Cabrita

"Como reconhecer o ente matemático se ele tem diferentes faces?" - M. Silva, A. Domingos

"Representações múltiplas de funções em ambiente com geogebra: Um estudo sobre o seu uso por alunos de 9.º ano" - A. P. Gafanhoto, A. P. Canavarro

"Provas de aferição e exames: A qualidade das questões de Álgebra" - M. Ceia, A. Filipe, C. Santos

Grupo 2: Representações no ensino-aprendizagem da Álgebra

Dinamizadores:
João Pedro da Ponte (Instituto de Educação, Universidade de Lisboa)
Maria Helena Martinho (Instituto de Educação, Universidade do Minho)

Resumo

Síntese final


Comunicações:
"As representações matemáticas nas concepções de professores do 1.º ciclo do ensino básico: Um estudo exploratório" - J. P. Ponte, I. Velez

"Compensação e variação: Um estudo sobre o pensamento relacional de alunos do 4.º ano de escolaridade" - C. Mestre, H. Oliveira

"A aprendizagem da comparação e ordenação de números racionais através de uma abordagem exploratória" - J. P. Ponte, M. Quaresma

"Representações no desenvolvimento do pensamento algébrico" - S. Nobre, N. Amado, J. P. Ponte

"O sentido do símbolo de alunos do 10.º ano de escolaridade" - D. Nogueira, F. Viseu

"O sentido de símbolo de um aluno e a Álgebra do 12.º ano" - M. T. Grossmann, J. P. Ponte

"O sinal de igual: Um estudo vertical" - L. Bandarra

Grupo 3: Gestão curricular no ensino-aprendizagem da Álgebra


Dinamizadores:
Isabel Vale (Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Viana do Castelo)
Rosa Antónia Tomás Ferreira (Faculdade de Ciências, Universidade do Porto, CMUP)

 

Resumo
Síntese final

 

Comunicações:
"Generalização de padrões em contextos visuais: Um estudo no sexto ano de escolaridade" - A. Barbosa

"Raciocínio matemático em contexto algébrico: Uma análise com alunos do 9.º ano" - J. M. Pereira, J. P. Ponte

"Padrões em contextos figurativos no 2.º ano da licenciatura em educação básica" - A. Guerreiro

"Situações de modelação na formação inicial de professores" - N. Branco, J. P. Ponte

"Para passar de dm² para cm² tenho de andar duas casas! Conhecimento do professor e implicações nas possíveis aprendizagens dos alunos" - C. M. Ribeiro

"O erro como ponte para a aprendizagem das equações: O caso da Maria" - L. Vale, R. A. Tomás Ferreira, L. Santos

"Sequências e regularidades no 7.º ano: Uma abordagem no quadro do Novo Programa" - P. Teixeira, H. Guimarães

 
 
 
Fundação para a Ciência e a Tecnologia