Grupo 1: Tecnologia e avaliação do ensino-aprendizagem da
Álgebra
Dinamizadores:
Joana Brocardo (Escola Superior de Educação, Instituto
Politécnico de Setúbal)
António Domingos (Faculdade de Ciências e Tecnologia,
Universidade Nova de Lisboa)
Resumo
Síntese final
Comunicações:
"A calculadora gráfica no ensino das funções: Implicações sobre
a prática de uma professora" - H. Rocha
"Tecnologias e pensamento algébrico: Conhecimento e práticas
de duas professoras de matemática" - J. Duarte, J. Brocardo, J.
P. Ponte
"Web 2.0 e padrões na aprendizagem da matemática: Um estudo
de caso no 8.º ano de escolaridade" - M. L. Almeida, I. Cabrita
"Como reconhecer o ente matemático se ele tem diferentes
faces?" - M. Silva, A. Domingos
"Representações múltiplas de funções em ambiente com geogebra:
Um estudo sobre o seu uso por alunos de 9.º ano" - A. P.
Gafanhoto, A. P. Canavarro
"Provas de aferição e exames: A qualidade das questões de
Álgebra" - M. Ceia, A. Filipe, C. Santos
Grupo 2: Representações no ensino-aprendizagem da Álgebra
Dinamizadores:
João Pedro da Ponte (Instituto de Educação, Universidade de
Lisboa)
Maria Helena Martinho (Instituto de Educação, Universidade
do Minho)
Resumo
Síntese final
Comunicações:
"As representações matemáticas nas concepções de professores do
1.º ciclo do ensino básico: Um estudo exploratório" - J. P.
Ponte, I. Velez
"Compensação e variação: Um estudo sobre o pensamento
relacional de alunos do 4.º ano de escolaridade" - C. Mestre, H.
Oliveira
"A aprendizagem da comparação e ordenação de números
racionais através de uma abordagem exploratória" - J. P. Ponte,
M. Quaresma
"Representações no desenvolvimento do pensamento algébrico" -
S. Nobre, N. Amado, J. P. Ponte
"O sentido do símbolo de alunos do 10.º ano de escolaridade"
- D. Nogueira, F. Viseu
"O sentido de símbolo de um aluno e a Álgebra do 12.º ano" -
M. T. Grossmann, J. P. Ponte
"O sinal de igual: Um estudo vertical" - L. Bandarra
Grupo 3: Gestão curricular no ensino-aprendizagem da Álgebra
Dinamizadores:
Isabel Vale (
Escola Superior de Educação, Instituto
Politécnico de Viana do Castelo)
Rosa Antónia Tomás Ferreira (
Faculdade de Ciências,
Universidade do Porto, CMUP)
Resumo
Síntese final
Comunicações:
"Generalização de padrões em contextos visuais: Um estudo no
sexto ano de escolaridade" - A. Barbosa
"Raciocínio matemático em contexto algébrico: Uma análise com
alunos do 9.º ano" - J. M. Pereira, J. P. Ponte
"Padrões em contextos figurativos no 2.º ano da licenciatura
em educação básica" - A. Guerreiro
"Situações de modelação na formação inicial de professores" -
N. Branco, J. P. Ponte
"Para passar de dm² para cm²
tenho de andar duas casas! Conhecimento do professor e
implicações nas possíveis aprendizagens dos alunos" - C. M.
Ribeiro
"O erro como ponte para a aprendizagem das equações: O caso
da Maria" - L. Vale, R. A. Tomás Ferreira, L. Santos
"Sequências e regularidades no 7.º ano: Uma abordagem no
quadro do Novo Programa" - P. Teixeira, H. Guimarães