2008 - 2009

Depoimentos

Quando  ingressei no sigmatemática em 2005, fí-lo por gosto pela matemática mas como um hobbie, mesmo considerando que isso me estaria a consumir os sábados. No entanto, foi ao longo dos dois anos seguintes (bolsa no ano de 2006/2007)  que, ao mesmo tempo que terminava o secundário, me fui apercebendo que a  minha paixão pelas ciência, físicas e matemáticas era maior do que o meu desejo de seguir Saúde. O programa foi parte da causa de eu ter realizado que embora estivesse convencido da minha vocação queria para o meu futuro algo diferente, mais estimulante e interessante. O programa que está mais que bem organizado e leccionado ajudou-me a evitar o que poderia ter sido um grande erro. Por outro lado, depois do sigmatemática, todas as novas matérias matemáticas parecem elementares, em parte porque também continuei os estudos em matemática para aprofundar as competências físicas e matemáticas. Devo muito ao programa e ele completamente aprovado.

João Ramos
Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto
nota de ingresso  = 18,4
O SigMatemática foi importante na medida em que me fez perceber que a matemática é muito mais do que aquilo que nós aprendemos ate ao secundário e que é fundamental não só no dia-a-dia, mas também na evolução da ciência e tecnologia, tratando-se da base de praticamente tudo.
Considero um programa interessante para alunos de secundário, pois permite conhecer um pouco mais do mundo do ensino superior, aprender mais, alargar os horizontes, e ainda conviver e conhecer outras pessoas. Para além disso, motiva os alunos a querer saber mais, podendo até levar a que alguns queiram seguir Matemática no ensino superior.  Talvez as "aulas" pudessem incluir mais exercícios práticos que as tornassem menos monótonas.

Mariana Pinho Pereira
Faculdade de Medicina da Universidade do Porto
nota de ingresso = 19,55
Ajudou a consolidar o raciocínio, a torná-lo mais rápido, mais lógico. Criou algumas dúvida acerca do curso que tencionava vir a frequentar, que ainda persistem...É um programa demasiado bom para apenas se estender a 20 alunos por ano. E por apenas valorizar aqueles com notas elevadíssimas. certamente que é o mais óbvio critério de selecção, mas talvez nao seja o mais eficaz. Sugestões? hmmm.. Nós no secundário aprendemos pouco da verdadeira matemática. Penso que seria boa ideia haver uma primeira aula, em cada uma das "disciplinas", em que se avaliassem os conhecimentos dos alunos e se dessem umas bases de forma a que não e sentissem tão aflitos. Haveria um melhor rendimento. Bem, mas de facto apenas tenho a agredecer a oportunidade única que o Sigmat me proporcionou!

Ana Sofia da Rocha Teixeira
Faculdade de Medicina da Universidade do Porto
nota de ingresso = 188.3

Mais depoimentos de participantes