António José Machiavelo's Annual Report

Year:

Brief description of the research activities:

• Worked on a sort of countable variation of the Fourier transform for arithmetical functions (work in progress).
  • Worked on a problem having to do with charged lattice polytopes and generalized Ehrhart polynomials (joint work with Rogério Reis, still in progress).
  • Continued the study of the assymptotic behaviour of complex series with integer coeficients (joint work with Rogério Reis).
  • Studied the invertibility of quasi-linear transducers (joint work with I. Amorim and J. Vieira).
  • Studied the possibility of a cryptosystem based on systems on non-linear equations over a finite field (joint work with J. Oliveira and Rogério Reis).
  • Studied and developed new conversion methods from regular expressions with intersection to equivalent non-deterministic finite automata without epsilon-transitions and based on the notion of positions (joint work with S. Broda, N. Moreira and Rogério Reis).

Talks / Seminars / Courses :

Communications in national conferences

Title:
Mitos e Preconceitos sobre a Matemática (mas não só)
Name of the event:
ProfMat 2016
Speakers
António José Machiavelo
Talk:
Plenary talk
Date:
30.03.2016 to 01.04.2016
Host institution:
Escola Artística Soares dos Reis, Porto
Country:
Location / City:
Porto
Website:
Title:
Mathematical Metaphors in Proust
Name of the event:
Workshop Internacional “Matemática e Literatura”
Speakers
António José Machiavelo
Talk:
Invited talk
Date:
01.10.2016
Host institution:
Cidade de Óbidos
Country:
Location / City:
Óbidos

Organization of regular seminars:

Responsible for the Geral Seminar of CMUP

Outreach activities:

Palestras de divulgação matemática e de interacção com a Literatura:

30.11.2016: Metáforas Matemáticas na Obra de Proust, Departamento de Física e Astronomia, Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.

16.11.2016: Malabarismo, Matemática e a Importância de Fazer Coisas Difíceis, palestra promovida pelo grupo iNIGMA, na FCUP.

19.10.2016: Mathematical Metaphors in Proust, Seminário Geral do CMUP, Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.

15.10.2016: Malabarismo, Matemática e a Importância de Fazer Coisas Difíceis, sessão plenária do 16º MatViseu, Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu.

02.10.2016: Sessão «Poesia e Matemática que semelhanças, que diferenças?», com João Luís Barreto Guimarães, no encontro «UTOPIA
  --- Matemática e Literatura Óbidos», Pousada do Castelo, no âmbito do FOLIO+M.

14.07.2016: Mitos e Preconceitos sobre a Matemática (mas não só), MadeiraMat 2016, Escola Secundária Francisco Franco, Funchal.

18.05.2016: O Mistério do Erro de Fermat, integrada num «Seminário Diagonal», na FCUP. promovido pelo clube iNIGMA e pela AEFCUP.

16.04.2016: Malabarismo, Matemática e a Importância de Fazer Coisas Difíceis, Encontro de Antigos Alunos do Departamento de Matemática da Universidade de Aveiro.

23.03.2016: Malabarismo, Matemática e a Utilidade das Coisas Inúteis, no Centro de Estudos e Aprendizagem "BrainAlive'', Porto.

18.03.2016: Os Números Primos e os seus Segredos (duas sessões: uma para alunos do 2º ciclo e outra para alunos do 3º ciclo) e Malabarismo, Matemática e a Utilidade das Coisas Inúteis (uma sessão para alunos do 3º ciclo e do secundário), Escola EB 2,3/ES de São Sebastião, Mértola.

18.02.2016 O que É e para que Serve a Matemática?  e  Os Números Primos e os Seus Segredos, duas palestras integradas nos "Dias Abertos da Faculdade de Ciências do Porto", destinadas a alunos do ensino secundário.

09.02.2016: Grafos Malabares, integrada no «Seminário Diagonal», na FCUP, promovido pelo clube iNIGMA.

23 e 30.01.2016: Ideias e Sugestões para o Ensino da Matemática no 2º Ciclo, integrada no ciclo de conferências "Saberes e Práticas'' promovido pela Editora ASA, Hotel Villa Rica (Lisboa) e Hotel Crowne Plaza (Porto), respectivamente.

Error | CMUP

The website encountered an unexpected error. Please try again later.