Centenário do nascimento de Ruy Luís Gomes

Comemora-se a 5 de Dezembro de 2005 o centenário do nascimento do professor Ruy Luís Gomes (1905–1984), que foi simultaneamente um insigne matemático e uma pessoa profundamente empenhada na política do seu tempo. A sua obra matemática teve impacto internacional. Foi co-fundador do Observatório Astronómico da Universidade do Porto, do Centro de Estudos Matemáticos do Porto (actualmente Centro de Matemática da Universidade do Porto), da Junta de Investigação Matemática e da Sociedade Portuguesa de Matemática, para além de ter estado ligado à revista Portugaliæ Mathematica quase desde o seu lançamento. A sua actividade política levou-o a apresentar uma candidatura presidencial em 1951. Acabou por se ver obrigado a exilar-se na América do Sul, primeiro na Argentina e posteriormente no Brasil. Só regressou a Portugal após o 25 de Abril de 1974, tendo sido o primeiro reitor da Universidade do Porto a ser nomeado após a revolução.

A Sociedade Portuguesa de Matemática, a Sociedade Portuguesa de Física e a Universidade do Porto (através do Centro de Matemática e do Departamento de Matemática Pura da Faculdade de Ciências) associaram-se a estas comemorações. É de salientar que Ruy Luís Gomes se interessou pelo desenvolvimento da Física do seu tempo; em particular, publicou trabalhos sobre a Teoria da Relatividade e a Mecânica Quântica. Por este motivo, as comemorações também se enquadram no Ano Mundial da Física. A maior parte dos trabalhos de Ruy Luís Gomes sobre Teoria da Relatividade serão republicados pelas Edições do CMUP no âmbito das comemorações. Esta reedição terá um prefácio de um antigo aluno de Ruy Luís Gomes, o professor Jorge Rezende, que também é o autor de um blogue referente ao homenageado.

O momento alto consistirá em dois ciclos de palestras que terão lugar no dia 5 de Dezembro. O primeiro ciclo, a decorrer da parte da manhã na Reitoria da Universidade do Porto, destina-se a dar a conhecer a personalidade de Ruy Luís Gomes e o impacto que este teve na história de Portugal no século XX. O segundo ciclo, que terá lugar no Departamento de Matemática Pura da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, será dedicado ao impacto científico da obra de Ruy Luís Gomes.

No âmbito das comemorações, será publicada uma fotobiografia de Ruy Luís Gomes, coordenada pela professora Natália Bebiano, do Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.

Quem estiver interessado em obter mais informações relativas a Ruy Luís Gomes, poderá estar interessado em visitar a exposição permanente que lhe é dedicada e que está localizada no 2º piso do Departamento de Matemática Pura da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, junto à biblioteca. O inventário do material recolhido para essa exposição pode ser consultado online.

Este acontecimento conta com o apoio das seguintes entidades:

Fundação Calouste Gulbenkian;
Fundação para a Ciência e Tecnologia;
Fundação Engenheiro António de Almeida.

conferencista:

Consultar More info