O trabalho apresentado resulta da tentativa de desenvolvimento duma metodologia para contagem de gotas de fertilizante, registadas em filtros usados nas Ciências Agrárias, e que levantou uma série de problemas matemáticos interessantes.
As técnicas convencionais de granulometria permitem contar o número de objectos circulares presentes em imagens digitais, através da utilização de operadores morfológicos. No entanto, estes métodos assumem que não há sobreposição entre objectos, o que não se verifica no caso de imagens de gotas. Inicialmente será apresentado o método de granulometria alternativo, que foi desenvolvido para a contagem de gotas, e os resultados dos testes efectuados com imagens sintéticas. Em seguida serão apresentados os resultados da aplicação do método a imagens de filtros de fertilizante usados na prática.
Depois serão levantadas algumas questões aparentemente simples, mas que parecem não estar ainda resolvidas. Será apresentada uma abordagem em desenvolvimento para responder a essas questões, baseada num modelo probabilistico simplificado e em simulações de Monte Carlo, e será fomentada a troca de ideias que espera-se poder abrir oportunidades de colaboração com os investigadores do CMUP.