Corpo, Proporção e Arquitectura

16h30; Anfiteatro 0.04
Friday, 12 November, 2004 (All day)

Historicamente verificamos que numa lógica determinista, o homem ao constituir-se como unidade e padrão de medida, acaba por transportar esses mesmos conceitos para as suas múltiplas realizações.

De facto, uma boa parte dos seus sistemas métricos, principalmente os mais antigos, é fundada a partir de dimensões extraídas de partes do próprio corpo humano. E, especificamente, na arquitectura, mesmo para além dessa metrologia, o homem acaba por fazer muitos dos edifícios à sua imagem, quer referenciando directamente o corpo ou suas partes, quer estabelecendo de modo elaborado algumas analogias.

Assim algumas das regras que o homem inventa, ou que aparentemente descobre na natureza, acaba por transpô-las para o mundo das construções, tendo como objecto de ensaio, o campo fértil do projecto arquitectónico. É disto exemplo, a utilização da metáfora do corpo, mas também, a sucessão de Fibonacci, do número de ouro, etc. Algures entre o corpo e a arquitectura, mediado pelos sistemas métricos e proporcionais, vamos encontrar um motivo suficiente convincente para uma conversa...

Speaker: 

Vítor Murtinho (Universidade de Coimbra)