Uma forma normal para autómatos finitos determinísticos e suas consequências

Sala 0.05, DMP-FCUP
Friday, 19 May, 2006 - 13:30

Na manipulação simbólica de autómatos finitos é importante ter uma representação compacta que os caracterize univocamente, de forma a ser fácil determinar a igualdade entre objectos ou propriedades relacionadas. Apresentamos uma representação por palavras (strings) de autómatos finitos determinísticos inicialmente conexos (ICDFA's), isto é, autómatos em que cada estado é atingível do estado inicial. O método permite enumeração exacta e a geração ordenada de todos os autómatos com n estados sobre um alfabeto de k símbolos.

Como cada linguagem regular é caracterizada por um autómato finito mínimo (que é um ICDFA) é possível deste modo determinar o número de linguagens regulares distintas aceites por autómatos de n estados sobre um alfabeto de k símbolos. O método de geração é facilmente paralelizável e juntamente com uma implementação eficiente de um algoritmo de minimização permite que essa computação seja feita em tempo razoável, para valores pequenos de n e k.

Mostramos também como podemos gerar aleatoriamente, com uma distribuição garantidamente uniforme, um autómato com um número considerável de estados e símbolos, com base numa tabela de valores pré-calculados. Com base na mesma tabela mostramos como obter uma codificação óptima para os ICDFA's.

Speaker: 

Rogério Reis (DCC-FCUP e LIACC)