Uma Aula na Babilónia

Uma Aula na Babilónia

A Mesopotâmia situava-se entre o Tigre e o Eufrates.
Esta região foi o berço de varia das civilizações que contribuíram de forma decisiva para o desenvolvimento cultural futuro.

A Babilónia dominou a região e atingiu o seu apogeu no reinado de Hammurabi (c. 1750 a C). Este rei foi imortalizado pelo
código com o seu nome.
O código está inscrito na sua estela, descoberta pelos franceses (1902).
Como curiosidade vejamos algumas regras dele constantes:

1.Se alguém enganar a outrem, difamando esta pessoa, e este outrem não puder provar, então que aquele que enganou deve ser condenado à morte.

6. Se alguém roubar a propriedade de um templo ou corte, ele deve
ser condenado à morte, e também aquele que receber o produto do roubo do ladrão deve ser igualmente condenado à morte.

21. Se alguém arrombar uma casa, ele deverá ser condenado à morte na frente do local do arrombamento e ser enterrado
282. Se um escravo disser a seu patrão " Não és meu mestre", e for condenado, seu mestre deve cortar a orelha do escravo.

Sistema escolar
Desenvolveu-se na Suméria a partir de meados do 3º milénio a C, mas os registos escritos sobre a organização e métodos pedagógicos
utilizados datam da 2ª metade do milénio seguinte.
“Sala de aula” preservada das primeiras escolas da Mesopotâmia (Palácio em Mari)
Sabe-se que havia escolas de 2 tipos: numas, só se aprendia a ler e aescrever; noutras, também se estudava linguistica, teologia, medicina, astronomia e matemática – eram as escolas de educação superior.Uma Aula na Babilónia
Os exemplos mais antigos de um sistema de escrita devem-se aos Sumérios, povo que viveu na Mesopotâmia (à volta de cidades como Ur, Uruk, Lagash
e Nippur) entre 3500 e 2000 a.C. Os registos eram feitos em tabuínhas
de argila, com um estilete. Este tipo de escrita é conhecido por cuneiforme. Uma Aula na Babilónia
Desses registos constam diversos tipos de exercícios (entre
eles, alguns que constituíam parte da tarefa quotidiana dos alunos).
A maior parte das placas de conteúdo matemático data do período de 1800 a 1600 a C.Uma Aula na Babilónia
Algumas conjecturas sobre o sistema de numeração
Dois símbolos diferentes
Usados de forma aditiva
Base sexagesimal
PosicionalUma Aula na Babilónia
Representação de números ...
Um símbolo vários números ... Inteiros ... Fraccionários ...
YBC 7289
Tabuínha
(c. 1600 aC.) pertencente à colecção babiloniana da Univ. de Yale
O conteúdo desta tabuínha é, do ponto de vista da matemática, muito curioso.
Vamos observar com cuidado ...
YBC 7289
Lado do quadrado?
Sobre a diagonal?
Abaixo da diagonal?
Sugestão:
Faça a conversão para o sistema de numeração decimal
(Mas cuidado! Pode haver números que não são inteiros.)
YBC 7289
0;30
0;30
=
1/2
1;24,51,10=
1+24/60+51/60
2
+10/60
3
=1,4121(296)
1;24,51,10
Abaixo da diagonal está 0;42,25,35. O que representa?

Já imaginou um carteiro carregado de tabuínhas de barro fazendo a distribuição do correio pelas cidades?
Há cerca de 5 mil anos talvez essa cena não fosse nada estranha!