Bolsa de Investigação para Licenciado 2017

Published on News on 01/06/2017 - 18:58

O Centro de Matemática da Universidade do Porto (CMUP), atraves do Projeto UID/MAT/00144/2013, financiado por fundos nacionais através da FCT/MEC (PIDDAC), abre concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação para Licenciado.

Prazo de candidatura: de 24/05/2017 a 06/06/2017

Área Científica: Matemática/Semigrupos Numéricos

Requisitos de admissão: Podem candidatar-se a esta bolsa detentores do grau de licenciatura em Matemática, Ciência de Computadores ou área afim. Dá-se preferência a candidatos com conhecimentos e interesse no estudo de semigrupos numéricos.

Plano de trabalhos: Problemas de fatorização em semigrupos numéricos.

Semigrupos numéricos são submonóides co-finitos do monóide dos inteiros não negativos, com a adição. Trata-se de domínios em que a fatorização não é única, havendo vários invariantes, como sejam o grau de catenaridade e de mansidão, cujo estudo tem merecido o interesse de diversos investigadores. Espera-se do bolseiro uma rápida familiarização com alguma da literatura existente, seguida da procura de resultados novos para algumas famílias de semigrupos numéricos.

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no Centro de Matemática da Universidade do Porto, sito em Rua do Campo Alegre 687; 4169-007 Porto, Faculdade de Ciências, sob a orientação científica de Manuel Delgado.

Duração da bolsa: A bolsa terá a duração de 3 meses, com início previsto em junho de 2017, eventualmente renovável.

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a € 745 conforme tabela de valores das bolsas em vigor.

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O prazo de apresentação de candidaturas será de 10 dias úteis. As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos: Carta de motivação, Curriculum vitae, certificado de habilitações e outros documentos comprovativos considerados relevantes.

As candidaturas e as cartas de recomendação deverão ser enviadas por correio eletrónico, indicando a referência do projeto no assunto, para os seguintes endereços: recrutamento@fc.up.pt com conhecimento para cmup@fc.up.pt, indicando no assunto: Candidatura a Bolsa de Investigação projeto MAT/00144 – NSgps.

Este anúncio é meramente informativo e não substitui nem se sobrepõe ao anúncio oficial publicado em