2008 - 2009
Depoimentos
Como
participante na 3ª edição do SigMatemática
(2005/2006), a frequência do curso levou-me a conhecer outras
áreas da Matemática para além daquilo que se
aprende na escola oficial. Permitiu-me também ficar a conhecer
alguns dos professores com quem estou a trabalhar este ano (sou aluno
do 1º ano do curso de Física) e conhecer a faculdade.Penso
também que ajudou a estimular o meu raciocínio, sendo uma
espécie de "preparação" para o ensino superior, e
foi positivo porque me possibilitou a interacção com
pessoas de vários pontos do país, que partilhavam alguns
dos meus interesses e objectivos. Na minha opinião, o programa
é excelente, e esta nova imagem facilita a
divulgação e a candidatura. A Escola de Verão
é também uma ideia muito positiva.
Renato Dias Peneda
Faculdade de Ciências da Universidade do Porto nota ingresso = 19,0 |
Acho
que simplesmente o programa SigMatemática foi das melhores
coisas a que eu tive acesso em termos curriculares. Deu-me uma
capacidade de raciocíneo matemático que eu jamais
conseguiria adquirir simplesmente pelo trabalho no ensino
secundário. A dificuldade da matematica que eu aprendia e
estudava no SigMa levou a que a própria matemática do
Secundário passa-se a ser extraordinariamente fácil,
tendo mesmo conseguido um 19.9 no exame nacional. Mesmo já no
ensino superior, noto que aquilo a que fui submetido no ano passado no
SigMa (demonstrações, teoremas, lógica
matemática etc), permitiu-me alguma facilidade extra na
execução das cadeiras de matemática. Resumindo, o
SigMa deu-me ferramentas mentais ligadas a matematica (que depois se
expande para tudo o resto) que nunca imaginei adquirir. Continuem!
Pedro Alberto Lucio de Sales Damas
Faculdade de Ciencias da Universidade do Porto nota de ingresso = 19.45 |
No meu ponto de vista e quanto
ao seu impacto na minha vida escolar, o SigMatemática foi uma
oportunidade única: por um lado, permitiu colocar-me em contacto
mais próximo e profundo com uma área do conhecimento
central a todas as ciências, a matemática, garantindo-me
um muito maior à vontade com a disciplina no ensino
secundário e aplicação do raciocínio no meu
dia a dia, raciocínio este que vi expandido pela minha
experiência no sigma, tanto no primeiro como no segundo ano, como
bolseiro. Por outro lado, o SigMatemática permitiu-me como que
antever o que seria o ensino superior, e conferiu-me, creio, não
só na matemática, uma visão muito mais global do
que é o conhecimento, a ciência e a sua
aplicação prática no seu dia-a-dia. Penso que no
ensino secundário tudo nos é dado da perspectiva de "um
aquário", ou seja, tudo é finito e absoluto: não
há verdadeira noção do que é o
conhecimento, dos seus limites, de como se obtém, etc. O SigMa,
como programa de excelência que é, permitiu-me obter essa
visão, que de outra maneira não teria. Quanto ao programa
em si, acho que o que disse fala por si: considero-o excelente. Embora
não sem os seus problemas - nomeadamente no primeiro ano, certas
"cadeiras" foram leccionadas de uma perspectiva demasiado
universitária, o que, para alunos do ensino secundário se
pode tornar um pouco complexo. Para além disso, adorei a
experiência, e voltaria a repetí-la se fosse hoje, pois
apenas ganhei com isso.
Daniel Gomes Pinto
Faculdade de Medicina da Universidade do Porto nota de ingresso = 18,83 |
Mais depoimentos de
participantes