Vem celebrar a Matemática
Para quem gosta de desafios, para quem quer saber mais, a Escola de Verão de Matemática oferece cursos, palestras e a oportunidade de desenvolver projetos de grupo sobre temas de Matemática e aplicações, que incluem:
- linguagens de programação;
- as simetrias dos desenhos de Escher;
- como uma calculadora REALMENTE não calcula raízes quadradas;
- uma viagem pela geometria de um universo esférico;
- o efeito borboleta, fractais e caos.
e ainda outros projetos em preparação.
Para te inscreveres na EVMAT deves apresentar a tua candidatura até 30 de junho no site da Universidade Júnior.
Curso 1
Título
A Matemática e o Malabarismo
(Anf. 0.31)
Responsável
António Machiavelo (DM/FCUP e CMUP)
Resumo
O malabarismo é uma arte que poucas pessoas associariam à matemática. Há no entanto entre estas duas atividades humanas muito mais relações do que se possa suspeitar à primeira vista. Enquanto que o malabarismo dá origem a problemas combinatórios interessantes, a matemática forneceu já ideias para novos truques.
Neste curso será explicada a notação correntemente usada para descrever movimentos malabares, que motiva problemas matemáticos interessantes, relevantes para os malabaristas, e que serve para estabelecer uma classificação profícua dos padrões malabares. Veremos como se podem construir espécies de mapas de todos os movimentos malabares de um certo tipo, que permitem combinar movimentos de formas originais.
Curso 2
Título
Calcular o infinito
(Anf. 0.31)
Responsável
Lucinda Lima (DM/FCUP e CMUP)
Resumo
Desde há muito que o conceito de infinito fascina e intriga o ser humano, desafiando a intuição, levantando questões sobre a sua realidade física e colocando em causa princípios filosóficos e metafísicos. Paralelamente, o percurso dos conjuntos infinitos em Matemática está recheado de controvérsias e paradoxos. Mas os conjuntos infinitos entraram definitivamente no universo matemático a partir do séc. XX e foram criados números "transfinitos" que quantificam a cardinalidade dos conjuntos infinitos, à semelhança do papel dos números naturais para os conjuntos finitos, e definidas operações aritméticas entre eles, conduzindo a resultados surpreendentes.
Neste curso teremos oportunidade de abordar algumas questões que motivam a controvérsia sobre conjuntos infinitos, de "contar" e comparar as cardinalidades de alguns e de fazer uns cálculos com números transfinitos.