Estabilidade de Métodos Numéricos em Malhas Deslocadas

sala 0.30
Monday, 19 December, 2005 - 14:30

A utilização de malhas deslocadas (staggered grids) é muito comum nos sistemas de simulação de escoamentos viscosos, incompressíveis e transientes. A discretização das equações de Navier-Stokes por diferenças finitas requer o uso de malhas deslocadas para evitar as oscilações advindas das malhas co-localizadas. No tratamento implícito dessas discretizações é importante considerar o problema de estabilidade. Essa apresentação irá discutir o efeito das condições de fronteira na estabilidade de métodos implícitos para as equações de Navier-Stokes num regime de número de Reynolds muito pequeno. Alguns resultados sobre autovalores de matrizes tridiagonais serão apresentados e discutidos. Exemplos numéricos para escoamentos bi-dimensionais serão apresentados.

Speaker: