Rosa Antónia de Oliveira Figueiredo Tomás Ferreira

2016
Moreira M, Ferreira RA. A comunicação com recurso ao facebook: A experiência da gincana escolar Matemátic@XXI. In: XXVII SIEM: Seminário de Investigação em Educação Matemática. Vol Atas do XXVII SIEM.; 2016. 2. p. 249-273p.
Moreira M, Ferreira RA. A comunicação matemática na gincana Matemátic@XXI. Vol Resumos digitais das comunicações do II Encontro em Ensino e Divulgação das Ciências 2016.
Oliveira H, Mendes F, Ferreira RA. Editorial: Um caminho a percorrer. Vol 25 Associação de Professores de Matemática 2016.
Amado N, Carreira S, Ferreira RA. A relação afetiva dos jovens e suas famílias com a matemática: A resolução de problemas em competições matemáticas inclusivas Autêntica Editora 2016.
Mota B, Ferreira RA. A reinvenção guiada na aprendizagem das operações combinatórias. In: EIEM 2016: Recursos para o ensino da matemática. Vol Investigação em Educação Matemática: Recursos na educação matemática.; 2016. 2. p. 273-287p.
Ferreira RA, Vale I, Barbosa A. Trilhos matemáticos: Um recurso a explorar na formação inicial de professores. In: EIEM 2016: Recursos para a educação matemática. Vol Investigação em Educação Matemática: Recursos na educação matemática.; 2016. 3. p. 355-368p.
Martinho MH, Ferreira RA, Vale I, Guimarães H. Atas do XXVII SIEM. In: XXVII SIEM: Seminário de Investigação em Educação Matemática. Vol Atas do XXVII SIEM.; 2016.
2015
Moreira M, Ferreira RA. A comunicação matemática com recurso ao facebook: A experiência na gincana escolar Matemátic@XXI. In: Conferência internacional do Espaço Matemática em Língua Portuguesa. Universidade de Coimbra ed. Coimbra: Universidade de Coimbra; 2015.
Ferreira RA, Martinho MH. As representações e a aprendizagem matemática. In: Encontro de Investigação em Educação Matemática: Representações matemáticas. Escola Superior de Educação de Bragança ed. Bragança, Portugal: Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática; 2015. 6. p. 61-66p.
Oliveira H, Henriques A, Canavarro AP, Monteiro C, Carvalho C, da Ponte JP, et al. Proceedings of the internacional conference Turning Data into Knowledge: New Opportunities for Statistics Education Instituto de Educação da Universidade de Lisboa 2015.
Guerreiro A., Ferreira RA, Menezes L., Martinho M.. Comunicação na sala de aula: A perspetiva do ensino exploratório de matemática. Zetetiké. 2015;23(44):279-295.
Quintas S, Ferreira RA, Oliveira H. The teaching of measures of variability at secondary level: Examining two teachers' PCK. In: International conference Turning Data into Knowledge: New Opportunities for Statistics Education. Lisboa, Portugal: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa; 2015. 1. p. 130-131p.
Quintas S, Ferreira RA, Oliveira H. O conhecimento didático de Estatística de duas professoras de Matemática sobre dados bivariados. Bolema. 2015;29(51):284-306.
Barbosa A, Vale I, Ferreira RA. Trilhos matemáticos: Promovendo a criatividade de futuros professores. Educação e Matemática. 2015;135:57-64.
Ferreira RA. A criatividade na perspetiva de (alguns) matemáticos. Educação e Matemática. 2015;135:77-80.
2014
Menezes L., Ferreira RA, Martinho M., Guerreiro A.. Comunicação nas práticas letivas dos professores de matemática Instituto de Educação da Universidade de Lisboa 2014.
Oliveira H, Ferreira RA, Cyrino M.. A discussão na aula de matemática a partir da análise de um caso multimédia na formação inicial de professores Instituto de Educação da Universidade de Lisboa 2014.
Amado N, Ferreira RA, Carreira S. Affective issues in solving challenging mathematical problems within an inclusive competition. Portugal, Vilamoura: Universidade do Algarve; 2014.
Quintas S, Ferreira RA, Oliveira H. Attending to students' thinking on bivariate statistical data at secondary level: two teachers' pedagogical content knowledge. In: ICOTS 9: International conference on teaching statistics. USA, Flagstaff, AZ: International Statistical institute; 2014.
Martinho M., Ferreira RA, Boavida A., Menezes L.. Atas do XXV SIEM Associação de Professores de Matemática 2014.
2013
Domingos A., Vale I, Saraiva M., Rodrigues M., Costa M., Ferreira RA. Investigação em Educação Matemática: Raciocínio matemático Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática 2013.
Menezes L., Guerreiro A., Martinho M., Ferreira RA. Essay on the role of teachers' questioning in inquiry-based mathematics teaching. Sisyphus: Journal of Education. 2013;1(3):44-75.