Seja um polígono cujos
vértices são pontos do
reticulado
.
Aos pontos que estão sobre as arestas do polígono chamamos pontos fronteira e aos que estão no interior do polígono chamamos pontos interiores. O
polígono diz-se simples quando
não
possui buracos
no seu interior nem intersecções das suas arestas.
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O teorema seguinte foi
descoberto em 1899 por Georg
Alexander Pick e permite
calcular a área de um polígono simples contando o
número
dos seus pontos de fronteira e o número dos
seus pontos
interiores.
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O Teorema de Pick é fascinante porque nos permite calcular a área de um polígono simples a partir da contagem de pontos do reticulado. É de facto surpreendente que seja possível substituir o processo habitual de cálculo de uma área, que envolve medições de grandezas contínuas, por uma contagem de grandezas discretas (uma espécie de "quantização" da área!) |
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Demonstração do teorema de
Pick |
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Para demonstrarmos o
teorema
de Pick, vamos mostrar, em primeiro
lugar, que o segundo membro da fórmula de Pick - o que dá
aquilo
a que podemos chamar o número de Pick do polígono
:
é aditivo
no sentido seguinte: justapondo dois
polígonos
ao longo de pelo menos uma aresta, então o número de Pick
do
polígono resultante é igual à soma dos
números de Pick dos
dois polígonos referidos.
Este facto não deve surpreender. De facto, como sabemos, o mesmo acontece para área - justapondo dois polígonos ao longo de pelo menos uma aresta, a área do polígono obtido é a soma das áreas dos polígonos iniciais. Assim, se o Teorema de Pick for válido, por outras palavras, se: |
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A prova de que o número de Pick é aditivo está sugerida na animação seguinte: |
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Consideremos
então dois polígonos arbitrários e ,
sendo o
polígono da
direita e o
da esquerda. Suponhamos
que o número de pontos do interior e da fronteira do
polígono são
e
, respectivamente, e os
do polígono são e
. Unindo os
polígonos e obtemos um
polígono com pontos interiores e pontos de
fronteira, como se ilustra na figura anterior. O nosso objectivo
é pois mostrar que:
Repare que, depois de justapôr os dois polígonos, os pontos do reticulado situados sobre as arestas comuns dos dois polígonos e tornam-se pontos interiores do polígono , excepto dois deles (a verde na figura anaterior), que continuam a ser pontos de fronteira, embora agora do polígono . Seja o número de pontos de contacto de e que após a justaposição se tornaram pontos interiores de (na figura anterior = 6). Então Por outro lado, se quisermos calcular temos de retirar a e a , uma vez que, depois da junção dos dois polígonos, esses pontos ficaram pontos interiores de . Precisamos ainda de ter em atenção que os dois pontos a verde são comuns a e e portanto foram contados duas vezes. Resumindo tudo isto, temos então que: Substituindo então (1) e (2) na fórmula de , obtemos:
Está assim provada a aditividade do número de Pick. |
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Exercício: comprove a
aditividade do número de Pick para os polígonos da figura
seguinte: |
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Mas como é que a propriedade da aditividade do número de Pick nos pode ajudar a provar o teorema de Pick? |
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Vejamos! Acabamos de
mostrar
que justapondo dois polígonos ao
longo de pelo menos uma aresta, os respectivos números de Pick
adicionam-se (bem como as respectivas áreas, é claro).
Isto
sugere a seguinte estratégia de demonstração:
decompômos o
polígono dado,
, numa justaposição de polígonos
"elementares" para os quais o teorema de Pick seja fácil de
verificar directamente.
Ora, qualquer polígono simples , com vértices no reticulado, pode ser decomposto em triângulos cujos vértices são também pontos do reticulado.
Basta pois provar o teorema de Pick para um triângulo arbitrário com vértices no reticulado.
Mas um tal triângulo pode ser completado num triângulo rectângulo justapondo-lhe ou rectângulos ou novos triângulos rectângulos. E, por último, um rectângulo é justaposição de dois triângulos rectângulos.
Tudo
isto permite concluir
que basta provar o teorema de Pick para rectângulos! Mas estes
são justaposição de quadrados de lado 1. E para
estes últimos, o teorema de Pick é trivial. De facto.
para um quadrados de lado 1, a área é 1, enquanto que
, e portanto o número de
Pick é .
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