Apresentação MPT2013

2013 é o ano da Matemática do Planeta Terra. O nosso planeta, o planeta azul, é cenário dos mais variados e extraordinários processos, desde a constante mutação geofísica no manto, continentes e oceanos, os processos atmosféricos que determinam o nosso clima, os processos biológicos que envolvem espécies vivas e suas interações, e evidentemente os processos que resultam da intervenção direta da espécie humana, processos ligados à sua organização social, económica e política.

O que é mais importante, é que nós humanos fomos dotados da necessidade de uma incessante procura de saber e conhecer o(s) porquê(s) das coisas. Inventámos a Matemática.

A Universidade do Porto alia-se a um vasto conjunto de instituições, nacionais e internacionais, para desenvolver um conjunto de actividades alusivas ao 2013 ano da Matemática do Planeta Terra. Os principais objectivos são os de identificar questões fundamentais sobre o planeta Terra e divulgar o papel essencial da Matemática para enfrentar os desafios do nosso planeta.


A Matemática tem um notável potencial de revelação de estruturas e padrões que nos permitem compreender o mundo que nos rodeia. Quando esses padrões são descobertos, ou inventados, muitas vezes em áreas científicas e tecnológicas aparentemente distintas, a Matemática pode ser usada para explicar, medir e controlar os processos.


O notável desenvolvimento das ciências naturais e da engenharia a que se assiste nos dias de hoje, deve-se ao sistemático recurso a técnicas matemáticas cada vez mais poderosas e sofisticadas.

De facto, todas as leis conhecidas da natureza, bem como todos os processos tecnológicos, podem ser expressos como equações matemáticas. A manipulação dessas equações é fundamental na ciência moderna, permitindo a interpretação de observações empíricas e experiências laboratoriais, e daí partir para a previsão e decisão.