Conferência Matemática do Planeta Terra

18 de Dezembro de 2013 (quarta-feira, 14h30)

Local: Dep de Matemática da FCUP.

Anfiteatro 0.07.

Convidados

António Machiavelo (CMUP, FCUP) "A Matemática, a Terra e o Universo"
Ana Pereira do Vale (U Minho) "Música de Calçada"
Eliana Pinho (FAUP) e Rui Morais (FLUP) "Sobre a geometria das cidades romanas. O caso de Bracara Augusta (Braga)"
Carlota Simões (DM FCTUC) "O Ano da Matemática do Planeta Terra 2013 em Portugal"
Francisco Calheiros (FEUP) "A Terra é o nosso planeta"

Ver os resumos das palestras >>>>

Programa

- Distribuição dos prémios do Concurso de Ideias.
1º prémio: "Cálculo da distância Terra-Lua". Colaboração do Prof José Luís Santos (Vice-director da FCUP) >>>>
Escola Secundária Inês de Castro, Vila Nova de Gaia
- 5 palestras de ½ meia hora cada

14h30 – 14h35 – Abertura
14h45 – 15h15 – 1ª palestra
"Sobre a geometria das cidades romanas. O caso de Bracara Augusta (Braga)" (Eliana Pinho e Rui Morais)
15h20 - 15h50 - 2ª palestra "A Matemática, a Terra e o Universo" (António Machiavelo)
16h00 - 16h20 - Apresentação do livro “43 Miniaturas de Matemática”. Colaboração de João Filipe Queiró (DM FCTUC)
16h30 - 16h45 - Distribuição dos prémios do Concurso de Ideias
.
1º prémio: "Cálculo da distância Terra-Lua" (ES Inês de Castro. Colaboração do Prof José Luís Santos (Vice-director da FCUP) >>>>

17h00 - 17h30 - 3ª palestra
"Música de Calçada" (Ana Pereira do Vale)
17h35 - 18h05 - 4ª palestra "A Terra é o nosso planeta" (Francisco Calheiros)
18h10 - 18h40 - 5ª palestra "O Ano da Matemática do Planeta Terra 2013 em Portugal" (Carlota Simões)
Encerramento. Colaboração do Exmo Sr Vice-Reitor Prof António Cardoso

INSCREVER UMA ESCOLA se pretende isncrever alunos de ensino secundário, com especial interesse pela Matemática, por favor contacte <jntavar@fc.up.pt>. A participação está sujeita à lotação da sala.

Local: Dep de Matemática da FCUP. Anfiteatro 0.07.
Como cá chegar >>>>>