Matemática Urbana

Matemática e Arquitectura

Muitas ferramentas e conceitos matemáticos são usados na análise do funcionamento das cidades, na formulação de modelos de evolução urbana e na planificação de desenvolvimentos futuros.

A urbanização do território pressupõe uma organização de assentamentos urbanos, polarizados em cidades, que convoca temas matemáticos no âmbito da topologia, estatística, complexidade e redes de relações sociais e circulação, entre outras.

A evolução da cidade depende fortemente de um conjunto de motivações de natureza económica e político-social, sendo a sua morfogénese frequentemente relacionada com modelos biológicos de crescimento. 


Cada assentamento, a cidade por excelência, coloca questões de caracterização da malha urbana e das redes de comunicação que lhe estão associadas, bem como da sua morfologia e densidade – resultantes da ocupação diferenciada do espaço urbano e da relação entre espaço livre e espaço construído.

Se pretende enviar um trabalho sobre este tema por favor use o formulário seguinte Concorrer com um trabalho >>>

Se pretende enviar uma fotografia (ou poster) por favor use o formulário seguinte

Concorrer com uma fotografia (ou poster) >>>


É neste domínio que se reconhece que a cidade faz a arquitectura e que a arquitectura faz a cidade.

Nota:
Em 2013 comemora-se o Ano da Arquitectura Portuguesa.

Duas sugestões:

- Azulejos (Jorge Rezende)

- Pavimentos portugueses (Jorge Rezende)

Actividades do Departamento de Matemática do ISEP >>>>

Matemática Fora de Portas >>>> aulas de matemática realizadas ao ar livre junto a locais emblemáticos da cidade do Porto, como a Câmara Municipal ou a Casa da Música.